Dezessete estados e o Distrito Federal anunciaram ampliação do isolamento social no mês de maio

04/05/2020 - Dezessete estados e o Distrito Federal anunciaram nesta semana a ampliação do isolamento social no mês de maio com o objetivo de conter o avanço do coronavírus. Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba , Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia , Santa Catarina, São Paulo e Sergipe estenderam as restrições de acesso a escolas, comércio e outros locais públicos.

A Região Metropolitana de São Luís, no Maranhão, foi o primeiro local no Brasil a adotar o lockdown (bloqueio total). A duração da medida está prevista para dez dias, a partir de amanhã, 5 de maio.

Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Tocantins ainda não divulgaram se irão prorrogar ou flexibilizar o prazo da quarentena.

Na capital paulista, o prefeito Bruno Covas anunciou o bloqueio de avenidas a partir de hoje (4 de maio) para aumentar isolamento social. A cidade terá a quarentena prorrogada após o dia 10 de maio com restrições mais rígidas. David Uip, coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 em SP, comenta que as diretrizes de combate à doença estão alinhadas entre o Ministério da Saúde e o estado paulista.

GRAVAÇÃO

Relaxar o isolamento social seja por decisão os governos ou por decisão individual pode levar à segunda onda da covid-19 e superlotar o sistema de saúde como o que ocorreu na China como destaca Dimas Covas, diretor do Instituto Butantã.

GRAVAÇÃO