Serviço Social - Unesp de Franca

SERVIÇO SOCIAL

Esta é uma área das Ciências Sociais Aplicadas comprometida com a democracia e o acesso universal a direitos. Os cursos de graduação no Brasil surgem no governo Vargas, na segunda metade dos anos 30 e estão vinculados aos princípios da Constituição Federal de 1988.

Os campos de atuação desse profissional englobam temas como saúde (por exemplo defender o direito à vacinação ampla, rápida, pública e gratuita), habitação (a suspensão de despejos durante a pandemia), educação (garantia para que toda criança possa continuar estudando), segurança pública (acolhimento de suas vítimas), política agrária e meio ambiente.

O curso da Unesp em Franca é o único oferecido por universidade pública no Estado de São Paulo. Em matérias específicas, estudantes cursam disciplinas como direito, legislação social, ética profissional, políticas públicas, gestão e administração. O campus mantém unidades próprias que prestam serviços à população da cidade, como o Centro Jurídico Social, Unidade de Atendimento Médico, Odontológico e Social, Universidade Aberta à Terceira Idade e Centro de Convivência Infantil.