VIVER BEM - AVC Autocuidado

Entrevista: manual de autocuidado para familiares e cuidadores de pacientes pós-AVC

Janice Sato – tempo: 15’53’’

Quais são os problemas das famílias de pessoas acometidas pelo AVC e quais as dificuldades para dar continuidade aos cuidados no âmbito domiciliar? Vamos abordar esse assunto na entrevista com Ana Cláudia Furhmann, enfermeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014), pesquisadora sobre cuidador de idoso após acidente vascular cerebral (AVC), membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem e Envelhecimento (GPEEN) da UFRGS e pós-doutorado na Faculdade de Medicina na Universidade de Calgary no Canadá.

1.       Você coordenou o desenvolvimento de um manual com orientações importantes de como cuidar de um paciente, cuidados com sonda, gastronomia, alimentação, medicamentos, higiene, entre outros.

2.    na pesquisa, quais foram as dificuldades vivenciadas pelos cuidadores e familiares entrevistados na hora de cuidar desses pacientes?

3.    Ainda existe a sensação de despreparo para lidar com o familiar dependente, porque o AVC é silencioso e pode acometer qualquer pessoa. Se não for bem orientada por profissionais especializados na hora de cuidar de alguém, o familiar pode adoecer? Como o manual ajuda nesse sentido?

4.    quais são as estratégias de enfrentamento que você aborda no manual?

A Unesp FM apresentou essa série especial do “Em Pauta” sobre o AVC: quais são os primeiros sinais, como pedir socorro imediato, e como prevenir a doença. Cada reportagem está no site radio.unesp.br

Áudio