Agora
-
-
Unesp FM ao vivo

Conselho Nacional de Justiça contabiliza uma evolução de 478% no número de casos de contaminação entre os detentos em apenas quatro semanas

BOLETIM PRESIDIOS



O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contabilizou uma evolução de 478% no número de casos de contaminação entre os detentos em apenas quatro semanas. O aumento também segue a disseminação do vírus entre os policiais penais que trabalham nas Unidades Prisionais do País.



Helena Regina Lobo da Costa, professora do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da USP, comenta que esses sistemas penitenciários brasileiro e da América Latina têm muitas características que favorecem a disseminação do coronavírus.



 



GRAVAÇÃO



 



A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países latino-americanos a respeito das péssimas condições das prisões. Agora com a pandemia, o problema se torna crônico por causa da superlotação e da falta de saneamento básico, ambientes propícios para o contágio pelo novo coronavírus. Para a especialista, mesmo depois da pandemia, o cenário da superlotação em presídios não vai mudar para os mais de 770 mil presos em todo País.



 



GRAVAÇÃO



 



A entrevista foi concedida pela Rádio USP



 


Áudio