Agora
-
-
Unesp FM ao vivo

Especialistas analisam medicamentos e terapias aplicados no tratamento de pacientes com COVID-19

BOLETIM Protocolo de tratamento covid



22/05/2020



 



No mundo, um dos tratamentos mais usados para a covid-19 é o uso da hidroxicloroquina. A Associação de Medicina Intensiva Brasileira, a Sociedade Brasileira de Infectologia e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia reuniram especialistas para analisar medicamentos e terapias aplicados em pacientes com Covid-19. Os órgãos revelaram que os procedimentos utilizados atualmente carecem de avaliação de efetividade e de segurança.



 



O principal papel da droga no organismo é controlar a infecção impedindo que o vírus se reproduza, assim, a infecção é controlada. Alexandre Naime Barbosa, infectologista da Faculdade de Medicina da Unesp em Botucatu, explica que esses medicamentos não são totalmente efetivos no combate à Covid-19.



 



GRAVAÇÃO



 



De acordo com o documento formulado pelas sociedades médicas, a cloroquina e a hidroxicloroquina (receitadas usualmente para malária) não devem ser usadas como tratamento de rotina contra o novo coronavírus. Estudos apontaram que há evidências que eles não sugerem benefício clinicamente significativo. Além disso, os medicamentos representam risco moderado de problemas cardiovasculares nos pacientes, como arritmia como alerta Dimas Covas, coordenador do Comitê de Saúde e de combate da Covid-19.



 



GRAVAÇÃO


Áudio