A pandemia provocou uma corrida da ciência mundial

PANDEMIA CORRIDA CIÊNCIA

A pandemia provocou uma corrida da ciência mundial justificada pela pressão popular, pela política, elo aumento de recursos destinados ao combate da crise. Mas a pressa por resultados sobre a Covid-19 elevou o risco de erros, por inconsistência nos números e também muitos trabalhos científicos foram anulados, o que preocupam a comunidade acadêmica como explica Daniel Dourado, médico e advogado sanitarista da USP, no programa Detetives da Saúde.

GR

Um dos exemplos dessa corrida da ciência contra o tempo é do Journalof Hospital Infection, quechegou a aprovar um estudo em menos de 24 horas; a pesquisa tratava o tempo de sobrevivência do novo coronavírus fora do organismo. No ano passado, o mesmo periódico levava cerca de 2 meses na aprovação de textos científicos. A microbiologista Natalia Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência, fala sobre a importância de se respeitar o tempo na ciência como no caso da pandemia.

GR