Agora
-
-
Unesp FM ao vivo

Casos de mulheres vítimas de violência doméstica aumentam 44,9%

11/05/2020



No contexto da pandemia de covid-19, os atendimentos da Polícia Militar a mulheres vítimas de violência aumentaram 44,9% no estado de São Paulo. O relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública  informa que o total de socorros prestados passou de 6.770 para mais de 9.000, na comparação entre março de 2019 e março de 2020. A quantidade de feminicídios também subiu 46,2% no estado paulista, de 13 para 19 casos (46,2%). Nilma Renildes da Silva, supervisora de estágio em Psicologia Social Comunitária da Unesp em Bauru, fala sobre a relação entre o isolamento social e a violência doméstica.



GR



Produzido a pedido do Banco Mundial, a coleta de dados foi feita ao longo da segunda semana de abril e abrange o quantitativo de registros de boletim de ocorrência produzidos pelas Polícias Civis de homicídio doloso de mulheres, feminicídios, estupros e estupros de vulnerável, ameaça a vítimas mulheres e lesão corporal dolosa decorrente de violência doméstica; o número de ocorrências atendidas pela Polícia Militar por meio do 190 em casos relativos à violência doméstica e sexual; e o quantitativo de medidas protetivas de urgência determinadas pelos Tribunais de Justiça.



Nilma Renildes da Silva, supervisora de estágio em Psicologia Social Comunitária da Unesp em Bauru, indica que há fases de violência doméstica. 



GR

A entrevista foi produzida pela TV Unesp. JS, jornalismo Unesp FM

 


Áudio