Agora
-
-
Unesp FM ao vivo

Mais de 7,5 milhões brasileiros com carteira assinada já tiveram redução de salário ou contrato suspenso

BOLETIM REDUÇÃO SALARIOS



 



Mais de 7,5 milhões brasileiros com carteira assinada já tiveram redução de salário ou contrato suspenso, e entraram no programa do governo federal que paga uma complementação financeira equivalente ao valor mensal do seguro-desemprego em caso de demissão, ou a uma parte dele.



 



Elton Eustáquio Casagrande, do depto de Economia e pós-graduação de Administração da Unesp de Jaboticabal, comenta sobre essa redução da jornada de trabalho e da diminuição da renda dos trabalhadores, apesar da garantia de manutenção provisória do emprego. 



 



GRAVAÇÃO



 



Em razão da pandemia, o governo autorizou redução de jornada e salário de 25%, 50% ou de 70% por um prazo máximo de 90 dias. A medida também permite a suspensão total do contrato de trabalho por até dois meses. Dos acordos fechados até 12 de maio, embora o governo não tenha divulgado detalhamento dos acordos por faixa salarial e setores da economia, a média de benefício abaixo de R$ 750 sinaliza que a maior parte dos trabalhadores impactados estejam nas faixas salariais de até 2 salários mínimos.



 



GRAVAÇÃO



 



Ao anunciar o programa, o Ministério da Economia projetou um aumento de 3,2 milhões no número de demissões no país contra um total de 12 milhões sem a medida.


Áudio