O enfrentamento à pandemia no Brasil ganha mais um reforço

VACINA SINOVAC

O enfrentamento à pandemia no Brasil ganha mais um reforço. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou estudos clínicos da vacina de COVID-19 desenvolvida por Sinovac Life Science. A produção da vacina é possível graças a um acordo inédito entre o Instituto Butantan e a biofarmacêutica chinesa. A nova fase dos estudos clínicos prevê a testagem em 9 mil voluntários de todo o Brasil. Profissionais de saúde podem começar a se inscrever a partir de segunda, dia 13 de julho, sendo que os testes começam no dia 20 desse mês como explica Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.

GR

O Butantan recebe a tecnologia e tem licença para produção e comercialização da vacina. As próximas fases incluem a preparação dos 7 centros de pesquisa clínica para condução dos estudos, registro da vacina junto à Anvisa e , entre o final de 2020 e início de 2021, enquanto o Instituto Butantan absorver a tecnologia, a Sinovac fornece a vacina para que seja formulada, envazada e fornecida em todo país.

GR

Os centros de pesquisa envolvidos nesse estudo estão instalados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, além de Brasília. Na capital paulista foram selecionados o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Instituto de Infectologia Emílio Ribas e Hospital Israelita Albert Einstein. Ainda no estado de São Paulo participarão a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Hospital das Clínicas da Unicamp (Campinas), Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e o Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.