Universidade Federal do Paraná apresenta vacina contra Covid-19 com tecnologia 100% nacional

Uma nova vacina 100% brasileira contra a Covid-19. Assim anunciou a Universidade Federal do Paraná durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda, dia 26 de abril. A imunização poderá ser feita de forma subcutânea ou por meio de spray nasal. A conclusão dos testes pré-clínicos poderá ocorrer em cerca de seis meses, como destaca o reitor, professor Ricardo Marcelo Fonseca. O Prof. Emanuel Maltempi de Souza explicou que os testes revelaram uma produção de anticorpos superior à da vacina AstraZeneca/Oxford. Até o momento, a pesquisa recebeu aporte financeiro pela Rede Vírus, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), além de recursos próprios da universidade. O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, falou sobre os investimentos realizados para esta pesquisa até hoje.