Unesp reforça políticas de combate ao assédio

O assédio está presente nos campus das universidades e afeta a saúde psicológica e as relações interpessoais dos universitários. Esse tipo de violência pode ocorrer, geralmente, de forma velada. A psicóloga da Unesp em São João da Boa Vista, Ellen Alves da Silva Costa, comenta que o assédio pode causar nas vítimas problemas de concentração e redução do desempenho acadêmico, ou mesmo complicações mais graves como ansiedade e quadros depressivos, além de ser uma violação à dignidade da pessoa.

A Unesp desenvolveu um guia de prevenção ao assédio no começo de 2020, que traz informações como a definição e identificação de diferentes formas de assédio, como agir ao presenciar um assédio (como vítima, testemunha ou conhecedor), e quais as normativas da Unesp, as leis e os decretos que tratam do assunto. O material pode ser baixado gratuitamente em https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/35482/unesp-elabora-guia-para-prevencao-ao-assedio-na-universidade.

Áudio