Projeto amplia conhecimento dos direitos humanos junto aos estudantes do ensino fundamental e médio

O projeto “Eu quero saber... Conhecendo os Direitos Humanos” da Unesp em São José do Rio Preto é uma das 9 iniciativas da universidade contemplada pela Fapesp e pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o PROEDUCA, que discute junto com estudantes do Ensino Fundamental e Médio o quadro de violações dos direitos humanos de grande parte da população brasileira: indígenas, taxa de homicídios maior entre jovens negros, agressões contra pessoas LGBTQI, entre outros, como destaca a pesquisadora responsável, a Profa. Ana Maria Klein do Ibilce. O projeto inclui 7 etapas que envolvem planejamento entre alunos de graduação, pós e professores das escolas públicas; cursos online da Anistia Internacional; levantamento de dúvidas sobre as opiniões dos estudantes sobre direitos humanos, se são civis, sociais, econômicos, políticos, entre outros; em seguida, terá a intervenção com cinedebates e exposições, e as duas últimas etapas incluem avaliação do projeto e socialização com envolvimento de outras turmas da escola.