Agora
-
-
Unesp FM ao vivo

Saúde mental nas gestantes

SAÚDE MENTAL GESTANTES



Manter a saúde mental em meio à turbulência provocada pela pandemia da Covid-19 é um desafio para todos, especialmente para as grávidas. Além dos questionamentos comuns relacionados à saúde no período gestacional, agora as futuras mamães convivem com novas dúvidas e angústias específicas deste momento.



 Entre os medos que as gestantes sofrem mediante o distanciamento social, os questionamentos mais frequentes são “Como serão minhas consultas de pré-natal?”; “Minha obstetra parou de atender nesse período, e agora?”; “Como ocorrerá meu parto no meio desta pandemia?”; “E se meu bebê pegar o coronavírus ao nascer?”.



Um estudo canadense mostra que 37% das gestantes apresentaram sintomas clinicamente significativos de depressão, representando mais do que o dobro da taxa registrada antes da pandemia do novo coronavírus. Eleksandra Vendramini, psicóloga da Maternidade Santa Isabel de Bauru, comenta sobre como manter a saúde mental em meio à turbulência provocada pela pandemia.



GR



De acordo com a pesquisa, em termos de ansiedade, característica muito comum em gestantes, 57% das futuras mamães apresentaram níveis considerados, quase quatro vezes acima da taxa usual. 



GR


Áudio