Agora
-
-
Unesp FM ao vivo

Brasileiros se dedicam ao cultivo doméstico de hortaliças como forma de relaxamento e equilíbrio diante das medidas de isolamento social

BOLETIM Horta em casa 



Muitos brasileiros tem se dedicado ao cultivo doméstico de hortaliças, flores e outras plantas como forma de relaxamento e equilíbrio diante das medidas de isolamento social. Nesse momento, as pessoas aproveitam para refletir sobre a importância da ingestão de ingredientes frescos e saudáveis, mas também em como tornar nossa casa um ambiente mais aconchegante e acolhedor com elementos da natureza.



 



Em 2019, pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, avaliaram indivíduos que praticavam a horticultura em sua comunidade. Eles notaram que esse grupo apresentou maior vontade de cozinhar, saboreou mais itens frescos e reduziu o consumo de fast-food. Em 2017, uma equipe da Universidade de Tóquio, no Japão, destacou ainda o papel do cuidado com hortas em casa ou mesmo o cultivo de flores e plantas frutíferas como terapia contra depressão e ansiedade — problemas que ganham terreno fértil com o distanciamento social como destaca Fátima Macedi, membro da Associação Brasileira de Qualidade de Vida.



 



GRAVAÇÃO



 



A jardinagem existe para recarregar as vibrações. Especialistas em engenharia agronômica defendem que o solo é a nossa ligação direta com o planeta e com a vida como, por exemplo, degustar produtos de cultivo próprio, argila para construir cerâmicas e buscar na natureza soluções estéticas para o rosto e o corpo. Os efeitos dessas atividades são considerados antidepressivos naturais.



Habilidades motoras e físicas também são fortalecidas com a prática. A delicadeza nas mãos, a apuração do olhar e do tato e a capacidade de planejamento — como fazer, quanto usar, quando molhar, quando colher — são apenas alguns dos benefícios de se cultivar plantas em casa.


Áudio