Agora
-
-
Unesp FM ao vivo

Os órgãos mais afetados pelo coronavírus

BOLETIM COVID E ORGANISMO (08/06)



Os órgãos mais afetados pelo coronavírus



Confusas com a infecção, células de defesa do nosso organismo podem entrar em atividade exaltada, combatendo tanto o inimigo quanto outras células saudáveis. Assim, o sistema imunológico prejudica órgãos do corpo todo com reações inflamatórias. Outros órgãos afetados são os pulmões. Reações inflamatórias causam a pneumonia e o espessamento da membrana que leva o oxigênio ao sangue, gerando falta de ar.



 



Coração. A inflamação provocada pelo vírus pode facilitar a formação de coágulos, aumentando o risco de entupimento de vasos do coração. Cérebro. Observações clínicas apontam danos como encefalite, mielite, crises convulsivas e até estados epilépticos.



 



Ícaro Boszczowski (Bossówski), infectologista e coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo comenta o momento em que o paciente passa a precisar de cuidados intensivos.



 



 



Os rins também são afetados pelo novo coronavírus. A inflamação pode causar lesão renal, quadro que impossibilita que o órgão filtre os resíduos do sangue. Sem essa capacidade, o paciente sofre com fadiga, retenção de líquidos e náuseas. Se a lesão for severa, pode haver a necessidade de hemodiálise (procedimento que imita função dos rins).



 



Não apenas pacientes, mas profissionais de saúde têm esse risco de ser contaminado pelo vírus e o infectologista Ícaro Bossówski alerta sobre o fato.



 



GR



 



A entrevista do infectologista Dr. Ícaro foi produzida pela Saude Abril.


Áudio