Agora
-
-
Unesp FM ao vivo

Pandemia trouxe alterações no programa de residência médica

RESIDENCIA MÉDICA



 



Até o final de 2020, a expectativa é chegar a 500 mil médicos no Brasil. Os dados são da Faculdade de Medicina da USP. Com relação à residência médica, período em que se busca uma especialização em segmentos específicos na medicina, mesmo a pandemia trouxe alterações no aprendizado.



Irio Gonçalves Junior, responsável pela Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Estadual de Bauru, comenta sobre as mudanças ocorridas durante essa pandemia com o prejuízo da parte prática do ensino.



 



GR



 



Edna Saeki, responsável pela Residência Médica em Pediatria, comenta que os atendimentos ambulatoriais foram suspensos, mas agora estão voltando ao normal.



 



GR



 



Quanto à aula prática voltados para o atendimento a pacientes com COVID-19, o Conselho Nacional de Residência Médica recomenda que as atividades dos programas variem de 25% a 50% da carga horária semanal do médico residente referente ao calendário antes da pandemia.



Bruno Nascimento Rosa Hercos, responsável pela Residência Médica em Clínica Médica no Hospital Estadual de Bauru, avalia a residência nesse período de pandemia.



 



GR


Áudio