ELEITORADO FEMININO & AFROPRESENÇA
As mulheres são a maioria do eleitorado brasileiro em 61% do total de 5 mil 568 municípios. Esse número já é superior ao registrado no pleito anterior de 2016, quando o índice era de 50%. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral. Entre os municípios com a maior proporção de mulheres eleitoras estão Salvador (BA), Olinda (PE) e Queimados (RJ). Já os municípios com mais eleitores homens são Marajá do Sena (MA), Serra Nova Dourada e Novo Santo Antônio,ambos do Mato Grosso. O Pará é o único estado que apresenta a mesma proporção de eleitores homens e mulheres.
A justificativa é que ao longo da vida morrem mais homens por fatores biológicos e há maior mortalidade de homens do que mulheres principalmente por fatores externos como homicídio e acidentes. Quanto às cidades com mais homens, pesquisadores do TSE aponta que um dos motivos pode ser a presença de atividades como pecuária, agropecuária ou mesmo extração mineral, que atraem homens na idade economicamente ativa.
-----------------------
O Ministério Público do Trabalho abre inscrições para o Afro Presença, um evento 100% online e gratuito. De 30 de setembro a 2 de outubro, os participantes terão acesso a mais de 300 vagas de emprego de analistas e gerentes, além de participar de oficinas de recursos humanos, palestras, mesas de debate e salas de entrevista online. O objetivo é promover a inclusão de jovens negros e negras no mercado formal de trabalho. É necessário fazer inscrição prévia no site afropresença.com.br
Segundo dados do Inep, pretos e pardos foram responsáveis por 35,8% das matrículas em instituições do ensino superior em 2019. Dados do Censo de Educação Superior, do Ministério da Educação, revelam que jovens negros e negras começam a ter uma presença mais expressiva: medicina (27%), química (29%) e direito (23%).