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Episódio 3: Interdisciplinaridade

O Novo Ensino Médio é um novo modelo obrigatório a ser seguido no ensino médio por todas as escolas do país, públicas e privadas. Desde 2022, as disciplinas tradicionais passaram a ser agrupadas em áreas do conhecimento.Filosofia, geografia, história e sociologia deixam de ser estudadas separadamente e passam a ser integrantes em uma só, intitulada Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O professor Ivan Toro, pró-reitor de graduação da Unicamp, aponta como fica o exame do vestibular a partir das novas diretrizes. om organização curricular por área do conhecimento e busca da interdisciplinaridade, mas defende a necessidade de ajustes. A lei estipula aumento progressivo da carga horária. Antes, no modelo anterior, eram, no mínimo, 2.400 no ensino médio inteiro. No novo modelo, a carga deve chegar a 3.000 horas ao final dos três anos. As três principais críticas ao novo ensino médio são falta de debate com a sociedade; exclusão de disciplinas; realidade prática dos itinerários formativos que são aulas optativas com objetivo de promover ao jovem uma formação técnica e profissional específica.


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