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Educação de São Paulo avalia leitura e interpretação de texto de estudantes do 2º ano do fundamental

Estudantes do 2º ano do ensino fundamental das redes municipais e do estado de SP são avaliados na fluência de leitura e também na interpretação de textos. A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo envolve mais de 500 municípios e a avaliação termina no dia 7 de julho. A presidente da Associação Brasileira de Alfabetização, Maria do Rosário Mortatti, docente de Pedagogia pela Unesp de Araraquara, integrou a Diretoria da União Brasileira de Escritores e explica o que significa a fluência na leitura. Um levantamento do IBGE revelou que o número de crianças brasileiras entre 6 e 7 anos que não sabem ler e escrever quase dobrou entre 2020 e 2021, ou seja, a cada 5 crianças nessa faixa etária, duas não estão alfabetizadas como deveriam. A docente destaca também que o uso excessivo de tecnologia pode prejudicar o hábito de leitura, o que interfere no baixo rendimento escolar, na falta de concentração e até mesmo criatividade escassa para desenvolver trabalhos, apresentações, ou até mesmo criar histórias. 


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