VIVER BEM - AVC Protocolo e tratamento
publicado em 07/08/2024
Entrevista: certificação de rede de hospitais para tratamento do AVC
Janice Sato
As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os casos de AVC, 85% são isquêmicos e, desses, entre 20% e 25% são causados por aterosclerose. Em países desenvolvidos, programas baseados na adesão ao tratamento e na melhoria do estilo de vida tiveram uma redução no número de mortes. No Brasil, esse é um problema de saúde pública sério e precisa ter uma atenção diferenciada.
A entrevista é com o Dr. Arthur Pille, médico neurologista vascular, avaliador do programa de Certificação de centros de AVC da World Stroke Organization (WSO)
Perguntas:
1. por que cada minuto importa na hora de socorrer as pessoas que sofrem um AVC?
2. caso o socorro não chegue a tempo, existem sequelas?
3. como os familiares podem identificar os sinais de um AVC?
4. o AVC pode causar quase 10 milhões de mortes no mundo anualmente até 2050, principalmente em países de baixa e média renda. Por que a renda da população está associado com casos de AVC? (Dados da Revista Científica Lancet Neurology em parceria com a World Stroke Organization (WSO)
5. Como os hospitais e os profissionais da saúde se capacitam para adotar os protocolos?
Amanhã, no terceiro episódio da série especial sobre o AVC, a Unesp FM vai abordar como o paciente pós-AVC e os familiares podem buscar orientação previdenciária, já que a doença é a maior causa de incapacidade no mundo e no Brasil.