VIVER BEM - Meditação Corrida
publicado em 07/08/2024
Aprender a meditar pode te ajudar na corrida? Essa prática é adotada por atletas como o nadador estadunidense Michael Phelps (conquistou 37 recordes mundiais e ganhou o maior número de medalhas de ouro olímpicas em uma única edição em 2008). A meditação também é adotada pelo tenista espanhol eleito um dos melhores do mundo Rafael Nadal e por LeBron James, ala do Los Angeles Lakers.
Essa busca por melhor estilo de vida chama a atenção de pesquisadores e educadores físicos da Unesp de Bauru que inserem mais um fator para a competitividade: a meditação e a prática da atenção plena, como explica o psicólogo Anderson Malmonge, doutorando em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e autor do estudo Efeitos da prática de mindfulness em variáveis psicológicas de praticantes de corrida de longa distância.
Steve Maicon é um dos participantes da pesquisa da Unesp. Ele comenta sobre o desafio de se manter focado na melhor performance e revela como a meditação contribui para o desempenho nas competições. Jessica Mayra Ferreira também é participante da pesquisa em psicologia do esporte da Unesp e ressalta que a prática de mindfulness ajuda na saúde mental, na clareza da tomada de decisões e no alívio do estresse.