VIVER BEM - Volei 45+
publicado em 07/08/2024
A Unesp desenvolve projetos de pesquisa que reúnem a psicologia do esporte e o aprimoramento do desempenho do time com práticas de atenção plena e de autoconhecimento. O equilíbrio emocional é um dos pontos-chave aplicado no vôlei adaptado, uma das modalidades que mais cresce no Brasil que possui mais de 7 mil atletas praticantes em 8 estados brasileiros. O psicólogo Anderson Malmonge, doutorando em psicologia do desenvolvimento e Aprendizagem na Unesp em Bauru, fala sobre os benefícios.
De acordo com especialistas, após os 50 anos, as pessoas perdem uma média de 15% a 20% da capacidade de desempenho de atividades cotidianas por década como, por exemplo, subir degraus, caminhar ou levantar da cadeira. Por isso, a prática de atividade física e motora é uma importante aliada no processo de envelhecimento com saúde e qualidade de vida. Andreia Georges, uma das atletas do time e psicóloga pela Unesp em Bauru, destaca a aplicação da Gestalt Terapia para a preparação psicoemocional do time.
O Projeto Somos Vôlei disputa a Liga de Bauru e Região de Voleibol Adaptado com objetivo de desenvolver a habilidade individual e a saúde integral das atletas. O time é destaque na Super Liga Regional da CBVA (Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado) como explica o técnico Carlos Lenta.